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Evento ProXXIma

17 E 18 DE NOVEMBRO - WTC SÃO PAULO - SÃO PAULO/SP

Commerce: Facebook e a antecipação de demandas

Em painel com conteúdo selecionado pela empresa, Debora Nitta, head global de customer marketing para América Latina, fala sobre a necessidade de compreender a jornada do consumidor

Victória Navarro
26 de outubro de 2020 - 16h17

Debora Nitta, head de global de customer marketing do Facebook para América Latina (crédito: divulgação)

Com a tecnologia, disse Debora Nitta, head global de customer marketing do Facebook para América Latina, o e-commerce evoluiu. A pandemia acelerou o que já era urgente, a venda que leva em consideração a jornada do consumidor, que começa muito antes da intenção de compra. Em painel do ProXXIma 2020, com conteúdo selecionado pela empresa, a executiva, ainda, apresentou o Discovery Commerce, um sistema de ferramentas do Facebook que antecipa as necessidades do cliente e combina produtos com pessoas que provavelmente irão amá-los.

Evolução do comércio online
Quando o e-commerce começou, tudo era macro, até que a tecnologia foi ficando mais amigável e, lentamente, as vendas online foram ganhando força. Foi assim por uns 20 anos. Mesmo sendo conveniente, a maioria das pessoas ainda tinham bastante resistência em com esse método de compras. O mundo conectado passou a trazer poder para o consumidor. Ele foi ficando, cada vez mais, exigente, por conta da quantidade de opções que tinha na palma da mão. Hoje, o consumidor quer tudo do jeito que ele gosta, na hora que ele pedir. Ele assumiu o controle e espera ter experiências, cada vez mais, relevantes e personalizadas.

Mas, no meio desse processo de mudança, surgiu uma pandemia. E, com ela, presenciamos cinco anos de transformação em poucos meses. Ninguém estava preparada. Mas, não podemos dizer que ninguém esperava por esse processo de mudança de comportamento. Com essa aceleração, a evolução do e-commerce, que já era muito importante, se tornou urgente. Algumas marcas já tinham percebido que a jornada do consumidor começa muito antes da intenção de compra. Só que hoje a gente sabe que isso não é mais suficiente. Sabemos que o vital para os negócios é criar demanda, através da descoberta. Porque, se, antes, o consumidor ia atrás do produto, hoje, o produto tem que ir atrás da pessoa.

Discover Commerce
Esse nova abordagem do marketing na era digital, baseada na jornada do consumidor, é o que o Facebook chama de Discover Commerce. É o produto que encontra as pessoas. É um sistema de marketing baseado em profundo conhecimento do consumidor, que entende o que é importante para as pessoas e como elas interagem com os negócios, antecipa suas necessidades e desejos, encontra as pessoas onde elas estão e permite que elas tenha uma experiência de compra sem atritos. Tudo isso garantindo a privacidade das pessoas e o uso respeitoso dos dados. Para isso acontecer, adotamos uma estratégia de dados qualificados. Ao combinar os insights que temos com os dados que você compartilha com a gente sobre os seus consumidores, nós criamos um público customizado, formado pelas pessoas que estão mais propensas a clicar, engajar e comprar seus produtos.

*Painel do patrocinador: Facebook

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