Evento ProXXIma

07 E 08 DE JULHO DE 2020 | GOLDEN HALL WTC - SP

Marcelo Melchior

CEO, Nestlé | Brasil

Brasileiro, Marcelo Melchior é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Lausanne, na Suíça. Fluente em quatro idiomas, possui diversas especializações pelo IMD (International Institute for Management Development), em Lausanne, Suíça, e atuou em várias posições gerenciais na América Latina e Europa.

Trabalha no Grupo Nestlé há mais de 29 anos. Iniciou sua carreira na empresa em 1988, na área de Vendas da Nestlé Brasil. Em 1993, foi convidado para a Suíça para integrar a Unidade de Negócios Estratégicos de Chocolate e Confeitaria. Em 1995, retornou ao Brasil para agregar sua experiência internacional à Divisão de Chocolate da Nestlé Brasil.

Em 1998, foi nomeado Diretor de Marketing da Nestlé Peru. Em 2001, ingressou na Nestlé Venezuela, onde ocupou o cargo de Vice-Presidente Executivo da Divisão de Alimentos e Bebidas.

Em 2003, foi nomeado Vice-Presidente Executivo da Nestlé México na Divisão de Alimentos e Bebidas. Esta experiência permitiu-lhe aprender mais sobre as necessidades do mercado mexicano e buscar por alternativas para oferecer Nutrição, Saúde e Bem-Estar em todos os momentos de consumo.

Depois de atingir resultados significativos no México, em 2005 foi nomeado CEO da Região da América Central na Nestlé (que inclui Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá) com mais de 3.500 colaboradores sob sua liderança. Em 2009, retornou à Suíça como Vice-Presidente Sênior da Unidade de Negócios Estratégicos Globais de Confectionery. Ele definiu as estratégias de crescimento global para essa importante unidade, que representa 10% das vendas totais da Nestlé.

Em julho de 2012, Marcelo Melchior passa a ocupar o cargo de CEO da Nestlé México. Lá liderou um time executivo composto por 20 Vice-Presidentes em 20 categorias, tais como Lácteos, Culinários, Baby Food, Chocolate, Cafés, Bebidas, Águas, Cereiais Matinais, Fórmulas Infantis e Pet food, conduzindo uma significante transformação do mercado em direção a uma organização mais ágil e integrada, o que permitiu atingir taxas de crescimento robustas por vários anos. Nestlé México tem 17 fábricas e 15 mil colaboradores diretos.

Em uma nova etapa de sua importante trajetória na Nestlé, Marcelo assumiu, em abril de 2018, a posição de Chief Executive Officer (CEO) da empresa no Brasil, o maior mercado da companhia na América Latina e o 4º no mundo. No Brasil, a Nestlé está há 98 anos, presente em 99% dos lares, segundo Kantar Worldpanel, atuando em 20 categorias de mercado e comercializando mais de 1.000 itens. Emprega 30 mil pessoas e gera outros 200 mil empregos indiretos.

Outros palestrantes