Meio&Mensagem
Publicidade

Evento ProXXIma

9 E 10 DE MAIO DE 2017 | SHERATON SÃO PAULO WTC HOTEL - SP

João Batista Ciaco

Head of Brand Marketing Communication ds FCA Latam

João Batista Ciaco é Head of Brand Marketing Communication ds FCA Latam sendo responsável pela comunicação estratégica de planejamento para as marcas Fiat, Jeep, Dodge, Ram, Chrysler, Alfa Romeo, Maserati, Abarth e Mopar na região (estratégia de mídia e planos para as marcas de FCA, desenvolvimento e implementação de estratégias on-line, incluindo interatividade rede social e a gestão da relação de todas as iniciativas de marketing. Iniciativas de comunicação e estratégias de publicidade da empresa também estão entre suas responsabilidades).

É graduado em engenharia e administração de empresas, com pós-graduação em marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É mestre em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-SP) e doutor em comunicação e semiótica pela PUC-SP. É também pesquisador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS).

Em 2012 foi o jurado brasileiro na categoria Creative Effectiveness no 59th Cannes Lions International Festival of Creativity e no New York Festivals. Em 2013 foi o presidente do júri de Efetividade Criativa do FIAP – Festival Iberoamericano de la Publicidad. Foi presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) por dois anos e hoje faz parte do conselho do órgão. É atualmente presidente do Conselho Diretor do IVC Brasil, referência do País na auditoria de meios impressos e digitais.

Como executivo da Fiat Brasil, conquistou importantes títulos, como o de Anunciante do Ano em 2010, no 27° Prêmio Colunistas SP, e também em 2007, o Prêmio Caboré. Foi também em sua gestão que a Fiat Automóveis desenvolveu, no Brasil, o carro conceito Fiat Mio, apresentado em 2010, no Salão do Automóvel, em São Paulo. O projeto criou uma plataforma online para gerar uma discussão sobre o carro do futuro com os consumidores. Foram cerca de 11 mil ideias vindas de mais de 160 países que fizeram parte do briefing para a materialização do carro. Por sua inovação na comunicação com consumidores, em 2011 o case foi apresentado no Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Em 2013, Ciaco liderou a equipe responsável pela campanha “Vem pra Rua”, que se tornou referência popular durante as manifestações de junho do ano passado. Toda a estratégia de inovação que marca a gestão dos últimos anos é também fator relevante na conquista da liderança de mercado, que chegou ao 14° ano em 2015, no Brasil.

 

Outros palestrantes